Pesquisa da KPMG revela o perfil das empresas familiares brasileiras

Qual é o perfil das organizações familiares brasileiras? Quais são as suas expectativas em relação ao mercado? Que desafios e estratégias essas empresas vislumbram para o futuro? Foi para responder questões como essas que a KPMG produziu a pesquisa Retratos de Família: Um Panorama do Histórico e Perspectivas das Empresas Familiares Brasileiras. Realizada em 2015 com o apoio da ACI Institute e do Board Leadership Center, a pesquisa foi apresentada em 28 de junho no Instituto Ling, em Porto Alegre, em parceria com o Instituto Sucessor, para uma plateia de executivos, líderes, empresários e formadores de opinião.

O estudo reuniu dados coletados em 201 empresas brasileiras (sendo 30 do Rio Grande do Sul) enquadradas no seguinte perfil:

Reprodução

Entre outros dados, a pesquisa evidenciou a relevância dada a questões como a separação entre o interesse do negócio e o interesse da família, além da necessidade de uma governança estruturada e a importância da preparação e do treinamento do sucessor dentro do family business.

As empresas analisadas, de acordo com a KPMG, encontram-se, em certa medida, profissionalizadas. Temas como o Código de Ética e Conduta, a diversidade e as mulheres da família em cargos de gestão, no entanto, ainda devem ser mais discutidos e fortalecidos.

ReproduçãoQuanto aos atributos procurados em um conselheiro independente, foi identificado que os entrevistados buscam profissionais com conhecimento em estratégia, finanças, experiência no setor, experiência anterior na posição de conselho e conhecimento em gerenciamento de riscos.

Algumas conclusões apresentadas na pesquisa apontam que, como a quantidade de membros da família aumenta exponencialmente a cada geração, ela precisa estabelecer uma estrutura adequada de governança e de desenvolvimento do negócio de forma a atingir o crescimento e a lucratividade esperada.

Outro dado revelado pelo estudo é que, de modo geral, as empresas familiares brasileiras empenham-se em manter o negócio dentro do grupo familiar e pretendem caminhar para a a profissionalização sem abrir mão do poder de decisão dentro de suas organizações e do seu controle. 

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário