Transmitir valores, orientar a carreira dos filhos, mediar conflito. As mulheres ocupam posições estratégicas não apenas dentro das famílias, mas também dentro das empresas.
A pesquisa de IDEF mostra que, na Serra Gaúcha existe um número significativo de mulheres na gestão das empresas familiares. Muitas filhas já estão no comando do negócio, tendo sido escolhidas como sucessoras de seus pais pelo alinhamento com os valores da família, comprometimento e competência para assumir a função.
Praticamente a metade das filhas entrevistadas desejam ser sucessoras de seus pais, e a maioria delas afirma que trabalhar na empresa da família está alinhado ao seu propósito de vida. O diálogo familiar, importante para o alinhamento dos propósitos familiares, ainda é uma questão a ser melhorada, visto que muitas mães e filhas não conversam sobre assuntos como regime de casamento, situação financeira do negócio e da família.
O papel da mãe na sucessão familiar é percebido como fundamental em diversas entrevistas realizadas, apontando as mulheres como importantes mediadoras, orientadoras de carreira, educadoras e fortalecedoras dos valores e princípios familiares.