Ética & Integridade: Gerenciamento de riscos na Eaton Corporation

Compreender a natureza do risco é parte importante do cenário empresarial atual. A cada escolha, novos riscos surgem, tornando o gerenciamento parte importante do processo decisório de todas as organizações. A gestão de riscos precisa estar diretamente relacionada ao planejamento estratégico e aos objetivos de negócio, otimizando os resultados de forma consolidada.

O gerenciamento de riscos corporativos não é uma área específica de uma empresa. Está muito mais ligado à cultura e às práticas que as organizações realizam, iniciando na definição da estratégia até o momento de sua execução, indo muito além de controles internos e sendo aplicado a todos os níveis e todas as funções da organização. Conhecer boas práticas contribui para o aprendizado e melhoria de performance. Para isso, VOA conversou com o Gerente de Engenharia Industrial da unidade da EATON de Caxias do Sul, Alexandre Gardin.

Como o gerenciamento de riscos corporativo é entendido pela sua organização?
A EATON tem por prática há mais de uma década conhecer e implantar práticas de Gerenciamento de Riscos Corporativos. A liderança reconhece que riscos são inerentes a todo e qualquer processo, sejam eles conhecidos ou não. Por outro lado, a EATON tem em sua missão e valores o compromisso de atendimento aos requisitos de seus “stakeholders” (clientes, acionistas, fornecedores, funcionários e sociedade), e assim, o planejamento preventivo para eliminação e/ou redução da gravidade de riscos é uma necessidade e parte integrante de “como fazer negócio da forma certa”. Para isso, utilizamos globalmente uma vasta gama de meios de aprendizado, incluindo lições aprendidas de outras empresas, benchmarking interno, conhecimento e utilização de requisitos e práticas dos clientes, uso de ferramentas como “Business Continuity Management”, D/P FMEA (Design/Process Failure Mode and Effect Analysis – ferramenta de mapeamento e tomada de ação para redução de riscos na indústria automotiva), entre outros.

É utilizada a estrutura COSO/ISO 31000 pela EATON?
A EATON utiliza uma metodologia interna, desenvolvida, implementada pela corporação e que é continuamente aprimorada. A ISO31000 é uma destas referências de aprimoramento das práticas internas. As práticas são regularmente avaliadas e atualizadas, estando alinhadas globalmente com o EBS – EATON Business System, que é o modo de realizar negócios da companhia, e que contempla políticas, procedimentos, processos e ferramentas de gestão padronizadas e aplicadas em todas as localidades da EATON globalmente. O modelo utilizado é o de “Business Continuity Management” que consiste na identificação de riscos inerentes ao processo – riscos estes reais ou potenciais – a avaliação da sua gravidade e probabilidade de ocorrência, e a partir destas informações, a elaboração de ações ou planos de ação para eliminar os riscos, ou caso seja inviável, a sua mitigação e/ou atenuação de efeitos.

Quais os principais objetivos do GRC na empresa e como estão sendo observados os resultados e seus benefícios para organização?
Por se tratar de uma ferramenta de trabalho eminentemente preventiva, o reconhecimento e o planejamento em avançado de ações para redução de risco deixam a organização e seus stakeholders menos vulneráveis a efeitos danosos como interrupção de fornecimento, paralisação inesperada/indesejada de atividades, lacunas em sua cadeia de fornecimento, entre outras áreas. As áreas de atenção e planejamento são tão diversas quanto transporte de material, riscos de epidemia, situações de risco de conflitos, avaliação da “saúde” de fornecedores, riscos de causas meteorológicas baseadas na região de atuação, e várias outras mais.

Como a empresa vem trabalhando a cultura para GRC?
Tão importante quanto entender e planejar as ações, é o fato de – na ocorrência de um evento ou na sua iminência – cada um dos colaboradores da empresa saiba o que deve fazer. Assim, nos vários segmentos são tomadas ações de divulgação do plano de ação, e em muitos casos, da sua aplicação em forma de simulação, tais quais simulação de abandono em caso de emergência, recuperação de desastres no campo de tecnologia de Informação (cibersegurança), política de manutenção de inventário de peças e conjuntos finais, entre outros. E com estas políticas implantadas ao longo de vários anos a EATON tem se mostrado uma empresa sólida para seus parceiros e confiável para seus clientes.

SOBRE A EMPRESA

A EATON é uma das maiores empresas de gerenciamento de energia do mundo, fornecendo soluções inteligentes que ajudam os clientes a gerenciar energia elétrica, hidráulica e mecânica de forma mais eficiente, segura e sustentável. Sua expertise pode ser encontrada em carros de passeio, caminhões, ônibus, veículos agrícolas, industriais e fora de estrada, data centeres, edifícios residenciais e empresariais, estádios de futebol e em outras inúmeras aplicações do dia a dia. Em 2018, as vendas totalizaram US$ 21,6 bilhões. Diariamente, a equipe de 101 mil talentos em 175 países se dedica constantemente a melhorar a qualidade de vida das pessoas, o meio ambiente e a performance de inúmeros segmentos da economia e da sociedade.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário