Memórias & Aprendizados: A trajetória de Magda Regina Wormann

Gabriela Marcon
gabi.marcon@idefamiliar.com.br


Alcançar posições de destaque sempre foi uma meta constante na carreira de Magda Wormann, primeira mulher a assumir as secretarias de Gestão e Finanças e da Receita Municipal de Caxias do Sul, a segunda maior economia do Rio Grande do Sul. Com experiência de mais de 30 anos na área de Ciências Contábeis, ela recebeu a revista VOA para falar sobre aspectos que a levaram a concretizar planos e, mais do que isso, a realizar grandes sonhos profissionais. É uma trajetória que envolve foco no trabalho e no estudo, coragem e determinação, e que inspira e motiva outras mulheres a irem ao encontro de seus propósitos.

Ainda são poucas as mulheres que têm a preocupação de elaborar uma estratégia de desenvolvimento de suas carreiras. Sem planejamento, muitas atividades e oportunidades que surgem no meio de uma trajetória, ou são interrompidas ou nem chegam a se concretizar. Às vezes, o que falta é conexão consigo mesmas e saber o que realmente se quer no contexto profissional. Há embates, desafios e barreiras, mas também histórias de conquistas que envolvem muita dedicação para construir uma carreira sólida.

Em Caxias do Sul, encontramos na personalidade de Magda Regina Wormann muito foco no trabalho e no estudo. Graduada em Ciências Contábeis há duas décadas, ela nunca parou de se qualificar e soma, hoje, 32 anos de atuação nesta área. Em 2018, exatamente no dia em que completou seu 56° aniversário até o final de 2019, ela passou pela experiência de realizar um grande sonho profissional: assumir duas secretarias que tratam de assuntos da Fazenda na cidade que representa a segunda maior economia do Estado.

O fato de ser a primeira mulher que esteve à frente das pastas responsáveis pela Gestão, Finanças e Receita do município é resultado de uma equação planejada para somar e crescer, que abrange coragem, disposição e humildade para alcançar objetivos. Além disso, é uma questão de transmitir confiança às pessoas enquanto líder. “Ao tratar de qualquer tema, precisamos ir a fundo, estudar, conhecer. Liderança é conquistar pessoas. Para se ter sucesso na vida, em qualquer situação, é necessário sentir prazer naquilo que se faz e ter empatia, se colocando no lugar do outro e tentando perceber como ele se sente com a minha atitude e com a ação que estou tomando”, avalia.

A CARREIRA

Fundadora de uma empresa de contabilidade que já completou 25 anos de mercado, Magda tem pós-graduação em Administração Financeira e Gestão Estratégica de Custos. O encanto pela área vem de longe. A princípio, não era a opção que ela havia escolhido, mas acabou ingressando no Curso Técnico de Contabilidade no Colégio Nossa Senhora do Carmo. Na primeira aula, então na adolescência, recorda que se identificou por completo com a matéria e disse: “É isso que quero para a minha vida”. Magda trabalhava dia e noite para pagar os estudos. Quando se formou em 1984, já havia atuado como escriturária no Banco Mercantil do Brasil e como secretária em várias empresas.
Naquela época, pensando em ser conselheira, ela foi acumulando mais experiência ao ingressar no Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Caxias do Sul.

Porém, quando engravidou da primeira filha, pediu demissão da entidade para prestar assessoria em contabilidade a pequenas empresas. Foi quando surgiu a oportunidade de trabalhar no escritório de Waldevino Novello, “um grande marco da profissão”, como Magda define. “Mesmo grávida, o senhor Waldevino me abriu uma porta. Extremamente competente, lembro dele dizendo para o filho que a faculdade não trazia conhecimento suficiente, que era preciso ler e estudar mais e mais. Prestava atenção e levava aqueles ensinamentos comigo. Os bons exemplos nos impulsionam, nos fazem seguir em frente e vencer na vida dentro daquilo que queremos”.

Ao adquirir conhecimento na parte fiscal, de legislação e departamento pessoal, Magda queria ter seu próprio negócio. “Sabia que tinha capacidade para isso”, diz. Ela abriu seu escritório em casa e passou a fazer o imposto de renda, a contabilidade e folha de pagamento para o Sindicato dos Taxistas de Caxias do Sul, atividade que considera um divisor de águas da carreira, pois muitos clientes começaram a surgir a partir dali. Aos 31 anos e com dois filhos, firmou sociedade com uma amiga que, à época, tinha uma grande empresa da cidade como cliente. “Tínhamos duas mesas, uma máquina de calcular e outra de datilografar, que logo seria substituída pelo primeiro computador. Se precisasse, virava a noite trabalhando”, recorda.

CORAGEM, FOCO E DETERMINAÇÃO

Magda conta que sempre foi muito determinada e focada naquilo que considera ser o caminho correto. Para ela, é importante saber se relacionar com entidades que agreguem conhecimento. “Gosto de conversar e de conciliar, procurando não criar conflitos para trabalhar em harmonia. Porém, quando tenho de me impor, me imponho. Toda minha trajetória me ajudou a chegar onde estou porque vamos aprendendo com os outros. É uma troca”, reflete.
Sua obstinação a levou a atingir outro cargo até então nunca ocupado por mulheres em Caxias do Sul. De 2001 a 2003, ela foi a primeira mulher a participar da diretoria do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas, o SESCON – Serra Gaúcha.

Entre 2004 e 2013 foi diretora de Eventos e Negócios e diretora de Integração Regional da entidade, onde criou o evento “Mulher em Foco”, que em 2019 chegou à sua 12ª edição com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresárias contábeis e para o fortalecimento do setor. Indicada para ser conselheira suplente no SESCON, Magda também assumiu a vice-presidência de Controle Interno e de Desenvolvimento Pessoal do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul.

“Tudo isso fez com que eu me destacasse, fosse para o Conselho e me tornasse vice-presidente da entidade. Aprendi que em um grande grupo de pessoas é preciso levar informações coesas e uniformes, mesmo que haja divergência com alguém. É um aprendizado que tive, inclusive, para administrar minha empresa”, afirma. Com forte atuação nas entidades da categoria, ela estava caminhando em direção àquilo que, até então, era um grande sonho de carreira: ser secretária municipal da Fazenda. “Como sempre me mantive atualizada, pensava no quanto poderia contribuir com a cidade tendo em vista todo o conhecimento que havia adquirido. A contabilidade é uma ciência que requer planejamento e orçamento, tudo o que sempre estudei muito”, diz.

Quando o convite para ser secretária municipal de Gestão e Finanças e da Receita foi formalizado, Magda não desperdiçou a chance e mergulhou nos estudos sobre contabilidade pública. “Senti emoção porque era um sonho que estava se concretizando”, revela. Durante o período em que foi secretária municipal, ela considera que seu maior desafio esteve relacionado ao autoconhecimento. Trabalhando na esfera do poder público, revela que descobriu ter capacidade para a gestão de pessoas, conquistando-as para que elas trabalhem a favor daquilo que é melhor para a comunidade. A ex-secretária municipal destaca, ainda, que saber ouvir é um dos principais aprendizados que teve na vida. “Nem sempre devemos falar, e a mulher nunca é ouvida o suficiente. Tem de ser muito forte. Sempre que posso indico mulheres para cargos, desde que tenham competência e perfil de liderança”.

Com pulso firme e forte atuação por onde passa, Magda Regina Wormann continuou buscando capacitação ao participar do Fórum Mulheres em Conselhos, realizado pelo Capítulo Rio Grande do Sul do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em Porto Alegre. E compartilha com outras mulheres sua expertise, mostrando êxitos e dificuldades. “Meu nome é sagrado. Portanto, é preciso zelar pela reputação. Tento inspirar as mulheres a terem coragem para assumir cargos e responsabilidades maiores no âmbito da carreira, pois falta a elas coragem. Não é apenas no ambiente de trabalho que enfrentamos situações que nos bloqueiam. É fundamental estar motivada e saber o que realmente se quer para a vida”, ressalta.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário