Artigo aborda planejamento de cenários como metodologia para contextos de incertezas

Reprodução

Artigo foi publicado em 2015 no Caderno de Ideias FDC

O artigo Megatendências Globais e o Planejamento de Cenários é recomendado para executivos e empreendedores interessados em olhar mais à frente e utilizar uma metodologia de planejamento que leva em consideração as incertezas. De autoria do professor e pesquisador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral (FDC), Hugo Ferreira Tadeu, e do bolsista de iniciação científica Diogo de Lacerda Santos, o texto publicado no Caderno de Ideias FDC permite, por meio da exposição das megatendências globais e dos possíveis cenários futuros, a análise das oportunidades de mercado no longo prazo.

O artigo aponta cinco principais megatendências globais: a urbanização crescente; as alterações climáticas; a mudança no poder global; as mudanças demográficas; e a nova onda de inovação. De acordo com o estudo, “a influência dessas tendências para as relações entre empresas, clientes, fornecedores e governos é enorme e real, desse modo a identificação das oportunidades e gaps de mercado que poderão surgir a partir dessas mudanças é de fundamental importância para o sucesso econômico e financeiro das corporações”.

Segundo o artigo, o desafio é interpretar os fatos e elaborar estratégias que permitam uma melhor adaptação às mudanças. Mas como fazer isso? A partir da premeditação dos possíveis cenários que poderão surgir. Nesse sentido, o estudo destaca que as estratégias a serem adotadas podem ser melhor organizadas com a utilização da metodologia de Planejamento de Cenários – método que difere do tradicional modelo de planejamento baseado em previsões simples.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário