Uma das empresas mais destacadas do mundo nas áreas de auditoria e consultoria, a Pricewaterhouse Coopers (PwC) publicou, em 2015, um relatório intitulado Megatendências globais: uma síntese das implicações. O texto, indicado para executivos e empreendedores que queiram identificar oportunidades em meio às transformações da natureza, da sociedade e da economia, aborda as principais megatendências de futuro: mudanças demográficas, avanços tecnológicos, deslocamento do poder econômico global, urbanização acelerada, alterações climáticas e escassez de recursos.
Além de elencar esses aspectos, o relatório discute o impacto que eles terão, em um futuro não muito distante, na vida das pessoas e, especialmente, no mundo dos negócios. A ideia é responder questionamentos muito recorrentes nas organizações, tais como: O que e como devemos mudar? Como podemos avançar mais rápido? Que produtos devemos lançar ou descontinuar? Em que mercados precisamos investir?
Para atingir esse objetivo, o artigo propõe outros questionamentos, que levam o executivo a olhar para dentro de sua organização e a refletir sobre os próximos passos. Quanto à mudança demográfica, por exemplo, o texto faz a seguinte provocação: De que forma a sua empresa está se preparando para atender aos novos anseios dos jovens por flexibilidade nas relações de trabalho? Por meio de reflexões como essa, o relatório reforça a ideia de que não há outra opção possível senão buscar uma adaptação aos novos cenários.
Foi o que não aconteceu com a Pam Am, citada no início do texto como um exemplo que não deve ser seguido. Maior empresa de aviação comercial do mundo nos anos 70, a companhia faliu em 1991 por não ter conseguido se adequar aos novos contextos e por não ter se reinventado diante das mudanças que ocorriam na sociedade e na economia. A citação abaixo, extraída da página 6, resume bem o propósito do relatório e a importância desta leitura:
A lição que o passado nos ensina é que as empresas não podem parar no tempo. Mas hoje, com a velocidade das informações, elas sequer podem pensar em se acomodar. Mudanças intensas e rápidas aceleram também as derrocadas. A própria finalidade do negócio é questionada o tempo todo, não apenas as práticas adotadas. Para garantir seu futuro, as empresas precisarão saber superar alguns desafios específicos: empregar a tecnologia para criar valor de maneiras totalmente novas; capitalizar as mudanças demográficas para desenvolver a força de trabalho do amanhã; entender como continuar a atender um mercado consumidor cada vez mais global, diversificado, humano e exigente; e explorar os recursos naturais de maneira sustentável.