A EMPRESA FAMILIAR NO DIVÃ: UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA

Reprodução

Livro explora as questões psicológicas envolvidas no negócio familiar

O entendimento da complexidade das relações familiares e do seu impacto no negócio são assuntos que precisam ser entendidos por toda a família empresária. Os empreendimentos familiares enfrentam desafios duplamente: os problemas organizacionais comuns em toda empresa e os problemas emocionais mais complexos que muitas vezes precisam de uma intervenção externa para o enfrentamento adequado. Por essa razão, são necessárias abordagens econômicas e também psicológicas para analisar e compreender o funcionamento das empresas familiares.

Este livro auxilia nesse entendimento e explora as questões psicológicas envolvidas no negócio familiar. De extrema utilidade, ele ainda ainda disponibiliza no apêndice uma Escala de Avaliação Clínica que permite quantificar questões como coesão, comunicação e flexibilidade – condições que apontam características da dinâmica familiar e que podem contribuir muito para o processo saudável de sucessão. Algumas questões citadas no livro e que avaliam proximidade e flexibilidade são:

Quanto próximos se sentem uns dos outros os membros familiares?
Quanto próximos são os pais emocionalmente?
Quanto independentes são os membros familiares? 
A liderança é partilhada entre pais/adultos?
A disciplina é rigorosa em sua família?
Os membros familiares estão restritos a certos papéis? 

Além da perspectiva psicodinâmica o livro traz uma abordagem sistêmica familiar que foca no modo como a família interage e enfatiza o processo de mudança no comportamento para desenvolver relacionamentos eficientes. Os autores sugerem que o desafio que se impõe às famílias empresárias e aos stakeholders é reconhecer os problemas enfrentados por suas empresas, saber como elaborar estratégias para solucioná-los e criar narrativas ou histórias familiares que expliquem a dimensão emocional desses problemas para a família. Para os autores, as questões mais espinhosas envolvendo empresas familiares não são problemas organizacionais e de negócios, mas os aspectos emocionais que subjazem a eles.

A EMPRESA FAMILIAR NO DIVÃ: UMA PERSPECTIVA PSICOLÓGICA
(Kets de Vries, Carlock e Florent-Treacy, 2001)

Editora: Bookman
Número de páginas: 302
Preço: de R$ 59 a R$ 93,00

Compre Aqui

Deixe um comentário