HISTÓRIA DO FUTURO: O HORIZONTE DO BRASIL NO SÉCULO XXI
Jornalista brasileira mais premiada da história segundo o ranking Jornalistas&Cia, Míriam Leitão levou quatro anos para produzir este livro. Nesse período, a apresentadora da Globo News, comentarista do Bom Dia Brasil e colunista do jornal O Globo pesquisou em diversas fontes e entrevistou especialistas de institutos consagrados para apontar as tendências da demografia brasileira que irão impactar na sociedade e nos negócios.
O livro provoca a reflexão de que, no mundo dos negócios, é fundamental estar atento às questões relacionadas ao crescimento populacional. No segundo capítulo, por exemplo, Míriam enfatiza a transição demográfica pela qual o Brasil está passando – a população viverá cada mais mais, ficará mais velha e haverá menos crianças – e afirma que “não se pode negociar com a demografia, o que se pode fazer é entendê-la”.
Um dos aspectos que devemos entender, segundo a jornalista, diz respeito às relações de trabalho. Para ela, o modelo atual induz à inatividade precoce com a política de aposentadoria aos 60 anos – a vida ativa dos trabalhadores é encurtada quando, mais do que nunca, a experiência e a maturidade são necessárias para melhorar a qualidade das decisões. De acordo com Míriam, o presente requer relações mais flexíveis entre empregadores e empregados – o que inclui, entre outros regimes de trabalho, os contratos de prestação de serviços.
HISTÓRIA DO FUTURO: O HORIZONTE DO BRASIL NO SÉCULO XXI
(Míriam Leitão, 2015)
Editora: Intrinseca
Número de páginas: 496
Preço: de R$ 19,00 (edições digitais) a R$ 34,90