Construir uma marca forte e sempre lembrada tem sido um esforço não só da área de Marketing das empresas, mas também da área de Gestão de Pessoas. Temas como identidade, comunicação e posicionamento de marca podem se transformar em fatores atraentes para os profissionais, transformando-os em porta-vozes das empresas.
A metodologia do EVP (Employment Value Proposition), apresentada pela Consultoria LAB SSJ, tem se mostrado uma estratégia efetiva de atração e retenção de talentos alinhada aos princípios do negócio. Segundo a consultoria, EVP é a proposta de valor da oferta de trabalho de uma organização, composta de atributos e qualidades que expressam a cultura da organização.
A ideia de “marca empregadora” tem origem nos conceitos de construção de marca do marketing e da comunicação. De maneira geral, a marca representa um conjunto de atributos e qualidades – muitas vezes intangível – que comunica de diferentes maneiras a proposta ou experiência única e diferenciada de um produto ou serviço. Explorar a percepção dos possíveis candidatos da marca empregadora tem se mostrado uma forma de torná-los mais voltados para o alinhamento à cultura da empresa. Pesquisas afirmam que, com essa prática, pode-se diminuir o custo de contratação em até 50% – e a rotatividade pode cair 28%. Empresas como Johnson & Johnson, Unilever e o Grupo Segurador BB Mapfre já utilizam esta metodologia como direcionador estratégico.
As cinco categorias básicas para elaborar o EVP são recompensas, oportunidades, organização, pessoas e trabalho.
Em todas essas categorias, o EVP abrange os elementos tangíveis como a oferta em si, a aparência real do trabalho, o que a empresa elabora/desenha como oferta de emprego e o que é vivenciado no dia a dia. No entanto, o que fragiliza o EVP são a falta de consistência entre a expectativa e a entrega, a pouca diferenciação em relação aos concorrentes e a falta de segmentação.
Para que o sucesso do EVP ocorra na organização, o papel do gestor é fundamental. Por estar em contato direto com os colaboradores, o gestor é o principal representante da marca. Ele é um dos maiores responsáveis por tangibilizar e tornar a promessa real. Estudos realizados sobre estratégias de atração e retenção revelam os principais atributos de uma marca empregadora. As principais descobertas podem ser encontradas na íntegra do relatório da LAB SSJ e Clave Potencial e Performance. Entre elas se destacam:
- Ranking de atributos: do mais para o menos importante
- Os atributos mais importantes relacionados a questões individuais
- Os atributos menos importantes relacionados a características da organização
- Atributos mais importantes da pesquisa sob a perspectiva das gerações
- A qualidade da gestão no momento da atração
- Investimento acadêmico associado a perspectivas de carreira
- Foco em carreira coloca marcas com visibilidade entre as 10 mais citadas
- O efeito Employment Brand Image
Dois grandes desafios são apontados para a elaboração do EVP: o primeiro deles é o RH montar uma estratégia realmente diferenciada, o que exige certa dose de criatividade e esforço. O outro desafio é entregar a promessa da oferta, que seja consistente com a realidade encontrada na empresa, caso contrário o reflexo negativo é inevitável.