Versão 2015 da NBR ISO 14001: dicas para entender as principais atualizações

A sustentabilidade das organizações se tornou, já há algum tempo, uma premissa fundamental na gestão das empresas e uma parte importante da estratégia corporativa. Nesse contexto, os executivos precisam desenvolver o conhecimento necessário para conciliar a gestão ao crescimento, à eficiência e à inovação da empresa – sem perder de vista o impacto da sustentabilidade nos resultados econômicos, sociais e ambientais dos seus negócios.

Entre as ferramentas relevantes para a implantação da sustentabilidade como estratégia corporativa estão as certificações internacionais de entidades como a International Organization for Standardization (ISO) – no Brasil, essas certificações são avalizadas pela ABNT. No cenário da sustentabilidade, as normas referentes ao Sistema de Gestão da Qualidade e Ambiental são de grande importância para os gestores, que precisam conhecer os pressupostos dessas certificações para atender os requisitos legais solicitados.

Uma das normas relacionadas à sustentabilidade é a ABNT NBR ISO 14001, que passa por constantes atualizações para acompanhar a evolução dos sistemas de gestão ambiental das organizações. Aceita internacionalmente, ela define os requisitos necessários para se colocar em funcionamento um sistema de gestão ambiental e, com isso, melhorar o desempenho das empresas por meio de procedimentos que objetivam a utilização eficiente dos recursos e a redução da quantidade de resíduos.

Mestre em Engenharia de Controle de Bioprocessos, Daniela Matos disponibilizou ao Curadoria do Conhecimento uma versão comentada da norma, apresentando as alterações feitas nas últimas atualizações e a sua aplicação prática nos sistemas de gestão. Segundo a especialista, as últimas revisões tiveram como objetivo deixar o texto mais claro e em maior harmonia com a norma de Gestão da Qualidade ISO 9001.

Para maior compreensão e melhor aplicação dos requisitos, Daniela recomenda o estudo do Anexo A da NBR ISO 14001:2015. E para amenizar as dificuldades em iniciar o processo de transição para a versão 2015 da ISO 9001 é recomendado utilizar uma lista de verificação que possibilita uma auditoria de “gap analysis”. Desta forma, é possível identificar quais são as lacunas que devem ser preenchidas pela organização.

REPRODUÇÃO

Material da ABNT esclarece as principais dúvidas sobre a atualização da ISO 14001

Além dessa versão comentada disponibilizada ao Curadoria, há outras ferramentas que podem ajudar no entendimento das atualizações como, por exemplo, os guias técnicos elaborados pela Bureau Veritas, que trazem indicações importantes para a transição. Outro material interessante é a Introdução à ABNT NBR ISO 14001:2015,  disponibilizada pela ISO ABNT, que destaca as principais mudanças da norma e esclarece as dúvidas mais frequentes.

Para os executivos, é fundamental estar atualizado sobre as certificações e normas relacionadas à sustentabilidade. Um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) auxilia as organizações, independentemente de seu segmento ou porte, a planejar ações, prevenir e controlar impactos significativos sobre o meio ambiente, gerenciar riscos e melhorar continuamente o desempenho ambiental e a produtividade. Além disso, um SGA permite avaliar e monitorar a conformidade em relação ao atendimento dos requisitos legais, ajudando, assim, a manter a longevidade das organizações.

* Para ter acesso à lista é preciso entrar em contato com a Daniela pelo email daniela.matos@net.crea-rs.org.br.

SAIBA MAIS SOBRE A VERSÃO 2015 DA ISO 140001

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário