Praticando LEAN como filosofia de gestão

Abordagem estratégica que tem como objetivo minimizar recursos, tempo e energia sem nunca esquecer o cliente, a filosofia de gestão LEAN vem despontando como uma alternativa coerente para organizações que precisam urgentemente eliminar desperdícios e agregar valor para se distinguir dos concorrentes. Inspirado em práticas e resultados do Sistema Toyota, esse pensamento, segundo profissionais atuantes no Lean Institute Brasil, tem sido alvo de um interesse cada vez maior por parte das empresas e dos seus executivos, que o utilizam como um meio para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e melhorar o aproveitamento do potencial humano.

Para atingir esses objetivos, no entanto, é preciso estar aberto à dinâmica de transformação proposta pelo LEAN. É fundamental criar ou modificar mecanismos gerenciais; rever processos, rotinas, padrões e estruturas; repensar a maneira como se lidera, se gerencia e se desenvolve pessoas.

Feito isso, é por meio do engajamento das pessoas envolvidas no processo que as oportunidades de melhoria e os ganhos sustentáveis poderão ser observados. Importante salientar que, nesta trajetória, o papel dos CEOs é crucial. Deles se exige o conhecimento aprofundado do tema, a liderança pelo exemplo e a firmeza de propósito.

Para o Lean Institute Brasil, que se propõe a “melhorar as organizações e a sociedade através da prática da gestão lean”toda iniciativa que use essa filosofia de gestão precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir disso se estabelece uma relação com as mudanças requeridas no processo e com a maneira como o trabalho está organizado.

De uma forma simples, Michael Ballé, co-fundador do Project Lean Enterprise, que hoje é a mais importante ação de disseminação da filosofia LEAN na França, esclarece esse modelo de gestão com as seguintes premissas:

1. Alinhe cada trabalho de acordo com o valor para o cliente;
2. Garanta que todo colaborador saiba se está fazendo ou não um bom trabalho;
3. Engaje todo colaborador em seu próprio desenvolvimento ao dar espaço para pensar com o treinamento básico de habilidades (técnicas de trabalho padronizado) e encorajando-os a participar em esforços de melhoria em equipe ou individuais. 

O Lean Institute Brasil, junto com o Lean Enterprise Institute, apresenta o Modelo de Transformação Lean em um vídeo com muita objetividade, facilitando o entendimento da filosofia e permitindo as organizações a opção pelo início dessa jornada.

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