Diante do gradual e iminente processo de transição de comando nas empresas familiares da região, alguns aspectos começam a chamar a atenção de pesquisas que traçam os novos perfis de administração. Um deles, é a presença cada vez mais constante de mulheres na gestão de negócios. Em pesquisa realizada pelo Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF) em 2017, 62% de 103 empresas consultadas na Serra Gaúcha informaram que possuem mulheres em cargos administrativos.
Em estudo complementar promovido entre fevereiro e abril deste ano, o IDEF buscou esclarecer as perspectivas de esposas e filhas de fundadores de companhias com média superior a 20 anos de existência. O levantamento apontou que mais da metade das herdeiras deseja eventualmente assumir o negócio familiar. A previsão, conforme o IDEF, é de que, nos próximos 10 anos, haja a transição administrativa das mais tradicionais empresas da região.
Leia aqui a íntegra da reportagem assinada pelo jornalista Mateus Frazão e publicada no Jornal Pioneiro do dia 11 de junho de 2018.