O que podemos aprender com as empresas familiares tradicionais?

Boas histórias contribuem para romper paradigmas, identificar oportunidades e inspirar pessoas

Ouvir histórias de empresas familiares tradicionais é uma boa forma de aprendermos mais sobre Governança Familiar, já que as dúvidas em relação a esse tema são muitas. Compreender como essas empresas implementaram a governança, as dificuldades que passaram e como solucionaram alguns dilemas nos faz descobrir que não estamos sozinhos nesta jornada e que há meios de organizar estruturas de governança, observando o contexto particular de cada empresa.

Clique na imagem para acessar o texto completo no site da Revista Noi

O Instituto de Desenvolvimento da Empresa Familiar (IDEF) tem ouvido relatos de empresas familiares e compartilhado estes aprendizados com as famílias empresárias da Serra Gaúcha. Neste conteúdo especial para a NOI trazemos a experiência de duas empresas tradicionais, a Paquetá – fundada por três famílias em Sapiranga (RS), que inicialmente fabricava apenas cinco pares de calçados por dia e hoje, passados mais de 70 anos, tem 16 mil colaboradores produzindo, diariamente, cerca de 50 mil pares de calçados e a ZEN S.A. – empresa de Brusque (SC), fundada em 1960 por dois irmãos, que manteve um papel notável no segmento automotivo ao longo dos anos, fabricando peças de automóveis, sendo uma empresa genuinamente brasileira, com alcance mundial.

Os  representantes das empresas, autores das respostas que você confere a seguir são Sr. Jorge Dani Robert Colorio – Gestor Corporativo de Compliance da Paquetá; e Sra. Roberta Zen, Neta do fundador da ZEN SA e Sócia Diretora da empresa RODA Software de Governança.

Clique aqui para ler a íntegra da reportagem originalmente na Revista NOI

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Deixe um comentário